VEDANTA E RELIGIÃO

Vedanta é a ciência da investigação do ser humano em profundidade

​Introdução

Historicamente a filosofia da Vedanta foi registrada nos Vedas, as escrituras sagradas mais antigas da Índia. Estas escrituras declaram a unidade da existência, a natureza divina da alma e enfatiza a importância da harmonia entre as religiões.

De acordo com os Vedas, a realidade definitiva é onipresente, incriada, o espírito eterno e auto-iluminado, a causa final do universo, o poder por trás de todas as forças tangíveis, a consciência que anima todos os seres conscientes. Esta é a filosofia central do vedantista, e sua religião consiste de meditação sobre este espírito e oração para a orientação de seu intelecto ao longo do caminho da virtude e da justiça. Do ponto de vista filosófico, a Vedanta é não-dualista, e do ponto de vista religioso, monoteísta.

A filosofia Vedanta afirma a não-dualidade essencial de Deus, da alma e do universo. As distinções aparentes caracterizadas por nomes e formas, do ponto de vista da supra-Consciência, não têm realidade própria. Vedanta aceita todas as religiões como verdadeiras e no que diz respeito às várias divindades das diferentes religiões, considera-as como manifestações diversas de uma única Consciência Suprema, ou Deus. Isto é o essencial. Doutrinas ou dogmas, rituais ou livros, templos ou formas, são considerados detalhes secundários.

Religião é experiência

Segundo a Vedanta, religião é experiência e não a mera aceitação de certas dogmas ou credos. Para conhecer Deus é preciso tornar-se semelhante a Deus. Podemos citar as Escrituras, participar de rituais, executar o serviço social, ou orar com regularidade, mas a menos que nos demos conta do espírito divino em nossos corações, ainda seremos criaturas limitadas, vítimas da existência separativa.

Vedanta é a base filosófica do Hinduísmo, mas enquanto este inclui aspectos da cultura indiana, a Vedanta tem aplicação universal ultrapassando as fronteiras religiosas e culturais. Vedanta não é antagônica à fé de quem quer que seja. É um legado para toda a humanidade e serve aos propósitos de todas as religiões, porque apresenta ferramentas suficientes para que um seguidor sincero de qualquer religião compreenda melhor suas escrituras e as mensagens de seus profetas e santos, tornando-se um ser humano melhor e um melhor religioso.

Deus segundo a Vedanta

A palavra que exprime o mais alto e abstrato conceito dentro da Vedanta é Brahman - o vasto, eterno, infinito, puro, incondicionável além do espaço-tempo, além das relações de causa e efeito. Esta palavara aponta para o mais recôndito Eu do universo e o verdadeiro Eu de tudo o que existe, de tudo o que é móvel e imóvel, animado ou inanimado. Embora uno imanifestado esse princípio se manisfesta criando toda a multiplicidade, e aí reside toda a Sua beleza, toda a Sua majestade - pois as infinitas possibilidade existem simultaneamente: Deus é impessoal, mas se torna pessoal segundo a necessidade dqueles que O buscam.

A maioria de nós pode não ter uma definição bem acabada sobre Deus, porém com pouco esforço pode definir o que Deus não é, e tomando o caminho reverso com concentração, sua visão vai se apresentando à nossa mente. Mais uma vez é a investigação sincera e a experiência que vão sedimentar e aprofundar o conceito.

Como se pode ver, Vedanta apresenta uma concepção democrática sobre Deus, onde não há um monarca sentado em um trono, totalmente à parte do mundo. O universo assemelha-se a um sonho de Deus, e como tal, Deus habita em cada ente do universo. Embora Deus seja essencialmente impessoal, podemos ter a experiência de Deus como tangível, "como uma fruta sobre a palma da mão", o que significa que nesta mesma vida podemos suprimir nossa natureza inferior, manifestar a nossa natureza superior, e tornarmo-nos perfeitos. Através da experiência de Deus, suas dúvidas desaparecem e os 'nós do coração são feitos em pedaços'.

Ao livrar-se dos desejos que se agarram ao seu coração, um mortal se torna imortal nesta mesma existência. É a convicção de todo seguidor de Vedanta que a obtenção da imortalidade não é prerrogativa de uns poucos escolhidos, mas o direito de nascimento de todos indistintamente. Deus é espírito e Ele deve ser adorado em espírito e em verdade. O espírito vive apenas no céu? O que é o espírito? Somos todos espíritos. O que torna uma pessoa diferente da outra? O corpo e nada mais. Se desconsiderarmos os corpos, tudo é espírito. Todos vóis sois deuses.

O significado da adoração

Swami Saradananda define adoração como 'A unidade entre o adorador e o Ser supremo’. O maior resultado deste sentimento de unidade entre o adorador e o Adorado é na verdade a compreensão da verdadeira natureza do Ser ou a realização de Brahman através do cultivo de um relacionamento muito íntimo entre adorador e Adorado.

A adoração é um dos passos mais úteis para a realização deste ideal. O objetivo derradeiro de todas estas ações como rituais, sacríficios, etc. é a realização do Ser ou Brahman. A adoração tem duas modalidades: adoração externa e adoração interna. Isto é claramente indicado no Gita desta maneira: "O Sacrifício de Conhecimento é superior ao sacrifício feito com artigos externos, porque todas ações tais como o sacrifício e a adoração culminam finalmente no Conhecimento.

Muitas pessoas podem julgar a adoração como sendo fruto de superstições e tradições sem fundamentação, porém é uma disciplina espiritual que segue um procedimento altamente racional. Se fizermos um estudo sério sobre a teoria na qual está baseado, concluiremos que há uma lógica em cada estágio, com uma sequência bem planejada de seus vários passos.

Se o adorador consegue sentir e perceber o verdadeiro espírito e significado interno do ritual, ele passa a entender sua necessidade e relevância. Segunda a Vedanta a adoração pode diferir de religião para religião e até mesmo de pessoa para a pessoa, segundo o preparo e aptidão de cada um. Porém, qualquer que seja a natureza da aduração observada, se feita com o sincero desejo de comunhão com o Espírito Supremo, ela vai mostra-se frutifera sem sombra de dúvidas.

O conceito do pecado

Vedanta não preconiza nenhum pecado e nenhum pecador. Deus a ser temido, pois ele é o único ser de quem nunca devemos ter medo, Deus é a essência do nosso próprio eu. 

Deus é o verdadeiro Ser de todos os seres. Toda a ação de natureza má, aquela que traz sofrimento a si mesmo e todo o mundo, é toda a ignorância ou faz que o homem a memória de seus valores e acaba por perder a memória de seus valores e acaba por perder a memória de seus valores mesmo com toda a sua ignorância. transformá-lo num ser perverso. 

A associação natureza, a prática da meditação, o serviço dedicado a Deus no similar, a fé e o autocontrole, bem como a orientação de um mestre competente, são os meios de determinação para a remoção das nuvens da autoridade, permitindo que luz do sol interior torne significativo a vida de qualquer pessoa

De forma relativa podemos dizer o pecado é o caminho da autodestruição e o que o pecador é um viajante que tanto caminho. Porém, as condições tanto do caminho quanto a caminhada estão mudando constantemente, e chegam o momento em que o viajante compreende seu equivoco e passa a acertar sua rota em direção à plenitude. Com este conhecimento torna-se clara a máxima abaixo:

"Todo santo tem um passado, e todo pecador tem um futuro".

Sobre o sofrimento

De acordo com a filosofia Vê-se que nós sofremos porque não sabemos a verdade sobre nós. Pela nossa falsa identificação com os corpos (koshas), termo sânscrito que significa “invólucro, cobertura ou recipiente”, permanecemos presos devido à nossa identificação com nossos desejos, apegos e aversões. A principal meta da Vedanta é fazer-nos livres da falsa identificação. Isso é feito através das práticas de disciplina, chamadas de Yoga. A meditação é o meio mais eficaz de nos libertar da ignorância e chegar ao autoconhecimento.

O que é o Hinduísmo e sua relação com Vedanta

HINDUÍSMO - O hinduísmo não pode ser definido como apenas um conjunto de rituais de dogmas ou uma religião com especificidade. Ele é complexo com muitas correntes filosóficas e métodos de se abordar a busca espiritual. , uma base filosófica do hinduísmo como um todo derivado dos Vedas. Os historiadores afirmam que a era védica se originou há mais de 5000 a.C.
A palavra hinduísmo perdeu sua conotação original, pois era apenas usada pelas persas para designar o povo que estava nas outras margens do rio Sindhu. Mas a verdadeira religião e filosofia dos hindus semper foi a Vedanta, que é constituída pela parte final dos Vedas Upanishad), o Bhagavad Gita e outros tratados (e metafísicos).

VEDAS - As Vedas não são livros, mas as verdades universais sobre a alma, vida e morte, Deus, o universo, e a relação que existe entre eles. Veda significa em sânscrito saber, conhecimento e os Vedas são as escrituras sagradas que melhor representam o hinduísmo. Cada Veda é dividido em quatro partes, sendo que os Upanishads são a parte final e importante de cada um dos Vedas e são compostos de tratados filosóficos.
As diferentes correntes filosóficas dentro do hinduísmo têm muitos aspectos em comum, pois todas têm suas bases nos Vedas. Entre eles, podemos: Dharma, todo o universo tem uma ordem, um caminho que é direito e uma verdade universal por trás do que é manifesto; Samsara, na reencarnação; Karma, que cada ação produz consequências no ambiente externo e interno e influencia o samsara.

FUNDADOR - No hinduísmo não há um fundador específico, mas diversos gurus e sábios que transmitem esse conhecimento sagrado por uma sucessão de discípulos e discípulos. Esses sábios existem até hoje na Índia, e são eles que mantêm a religião sempre viva.

POLITEÍSMO? NÃO! - O Hindu não é politeísta nem idólatra, mas sim monoteísta, pois acredita em um único Deus Absoluto Supremo, sem forma e imanifesto, Brahman, que pode se manifestar de várias formas poderosas, que são as manifestações dos vários de Deus, por exemplo Brahma, o criador; Vishnu, o mantenedor e Shiva, o transformador. O hinduísmo adora vários deuses, deuses e símbolos, mas sempre mantém que existe um único Deus Supremo, e não vários. Os diferentes tamanhos de aumentar a devoção do buscador espiritual
No hinduísmo, as práticas têm muito mais importância do que o conhecimento intelectualmente intelectual. A meditação é o meio mais eficaz de nos libertar da ignorância e chegar ao autoconhecimento.

RITUAIS - Os rituais hindus realizados em templos ou nas casas são chamados de Pujas. Há toda uma ciência por trás dos Pujas, que inclui a meditação, outros alimentos e oferendas itens, mudras, entoação de homens, etc. Dentro do hinduísmo, embora seja altamente difundido a rituais por Deus usando-se, existem outras práticas (Yogas) que mais foco à meditação, ações altruístas, ou busca racional filosófica. Tudo isso depende do temperamento individual de cada pessoa.

YOGAS - No hinduísmo, cada um tem a liberdade de buscar Deus de acordo com seu temperamento pessoal, seguindo uma das quatro principais Yogas de realização: Bhakti-Yoga, ou Yoga da devoção; Karma-Yoga, ou Yoga da ação; Raja-Yoga, ou Yoga da meditação; e Jnana-Yoga, ou Yoga da busca filosófica racional. Essa é o principal motivo de o hinduísmo ser tão diverso em sua abordagem, pois dá liberdade a cada indivíduo agrada o caminho que mais lhe agrada (Ishta).

ALIMENTAÇÃO - A alimentação dos hindus não é necessariamente vegetariana. Na era védica o vegetarianismo não era norma da sociedade. Isso depois da influência de religiões como o jainismo, que veio a não-violência como seu preceito principal. Atualmente, há regiões na Índia onde se alimenta de carne, mas a carne de vaca não costuma ser consumida na Índia. Em regiões como Bengala, há um consumo maior de peixes devido à proximidade com o oceano.

SOFRIMENTO - Apesar de o hindu saber que o sofrimento e as consequências inerentes à doença são viáveis ​​de ações executadas numa vida anterior, ele não é fatalista, ou seja, sem acreditar que podemos e devemos ter esperança na cura, esperança de que a terapia seja eficaz, a esperança que Deus ouve nossas orações. 

KARMA - O hindu acredita na lei do karma, mas não define como algo mecânico e inflexível, pois dá importância ao fator “Graça Divina”, que pode mudar os destinos, pois é o criador próprio e condutor de todos os destinos. Além disso, a pureza das ações, os rituais e o cumprimento das obrigações” acelerarão o “queima do karma negativo do passado e o futuro bons karmas para o futuro”.

MORTE - A morte é uma série de mudanças pelas quais todos passam, e não é o fim de tudo, pois é apenas a separação da alma do seu corpo físico transitório. A morte não é o fim da personalidade e da autoconsciência. A continua após a morte, através de sucessivas vidas, até que a alma alcance o verdadeiro conhecimento espiritual. 

OBJETIVO DA VIDA - O objetivo da vida humana, de acordo com a Vedanta, é obter a realização espiritual, e isso ao indivíduo uma fonte de consciência que é a própria fonte de expansão de existência, de paz e de conhecimento. Execução de Deus deve ser alcançada ainda durante a vida, e não após a morte. A morte quando experimentada de forma consciente e espiritual, pode tornar-se o portal para a plenitude da vida.

SEJA LIVRE. EIS A ESSÊNCIA DA RELIGIÃO.

Há uma vasta bibliografia sobre Vedanta

A editora Vedanta está a traduzir para grandes títulos da bibliografia nossa portuguesa. Alguns títulos podem ser adquiridos na Livraria Vedanta OnlineVocê também pode encontrar um material valioso na livraria do Advaita Ashrama na Índia em Inglês.