O que é a Vedanta

25.05.2022 16:56 Por brasilia Centro ramakrishna vedanta


O que é a Vedanta

Vedanta (veda + anta) significa a essência dos Vedas. Embora sejam identificados propriamente como a escritura básica dos hindus, os Vedas na verdade não são “livros”, nem essencialmente “hindus”. Podem ser definidos como “o tesouro acumulado de leis espirituais”, descobertos por seres iluminados. Portanto, a Vedanta representa a sabedoria espiritual que transcende as fronteiras definidas pela religião, cultura, raça e nacionalidade. Ela não nos pede que abandonemos a razão; ao contrário, encoraja uma abordagem científica e racional da religião. Aceita todas as religiões do mundo como caminhos válidos para alcançar Deus, e reverencia os grandes profetas, mestres espirituais e encarnações divinas. É possível entender a Vedanta como uma tradição espiritual que simultaneamente respeita e transcende todas as religiões.

Os importantes insights da Vedanta incluem o seguinte: 

• Cada alma é potencialmente divina e a meta é manifestar essa divindade interior. 

• Despojadas de seus aspectos teológicos, cada tradição religiosa busca transcender as limitações humanas para se conectar à Realidade transcendental. Todo o resto na religião é secundário. 

• Existe apenas uma Realidade, que se manifesta de diversas formas e com vários atributos, e até mesmo sem forma. Essa realidade é conhecida por vários nomes e, embora seja “transcendente”, não é diferente da Realidade que está no “interior”. 

• Todas as tradições religiosas possuem o poder inerente de levar seus praticantes à consumação suprema da vida humana. Em suma, todos os caminhos espirituais conduzem à mesma meta.

As práticas da Vedanta incluem oração, adoração e rituais (bhakti-yoga), meditação (raja-yoga), estudos filosóficos (jñana-yoga), e serviço abnegado (karma-yoga). Ela aceita e respeita todas as tradições espirituais e encoraja a que cada um aprenda a partir dos ensinamentos oferecidos pelos profetas e mestres de todas as religiões. 

Reproduzido da Revista Vedanta 

brasilia Centro ramakrishna vedanta